A= A+ A-
Nossa História..

O povoamento de Caetanópolis iniciou-se no século XVIII, com a instalação de fazendas de criação de gado na região localizada nas margens do córrego do Cedro, que durante muitos anos foi o nome do povoado.

Na década de 1.870, os irmãos Bernardo, Caetano e Antônio Cândido Mascarenhas inauguram ali, com 18 teares importados dos Estados Unidos, uma fábrica de tecidos (que em alguns anos viria a se chamar Cia. Cedro e Cachoeira, até hoje existente), a primeira do Estado de Minas Gerais e a segunda do Brasil. Com a instalação da fábrica, os operários passaram a habitar nos arredores, formando, efetivamente, uma vila na região, distante poucos quilômetros da cidade vizinha de Paraopeba. A vila se tornou distrito de Paraopeba, e passou a se chamar Cedro.

A emancipação do Município ocorreu em 1.954, por iniciativa de Padre Chaves, Antônio Joaquim Mascarenhas (que foi seu primeiro prefeito) e autoridades locais. Com a emancipação político-administrativa, a cidade teve o nome mudado para Caetanópolis, em homenagem a Cel. Caetano Mascarenhas, um dos fundadores da fábrica de tecidos, e o antigo proprietário do terreno que hoje constitui a cidade.

A sua população em 2017 era de 11.399 habitantes (Estimativa IBGE para 1 de julho de 2017). Caetanópolis está situada a 100 km de Belo Horizonte pela BR-040 em direção a Brasília. O município ocupa uma área de 156,25 km², tendo como vizinhos os municípios de Paraopeba e Sete Lagoas. As principais atividades econômicas do município são: indústria têxtil, extração e beneficiamento de pedra ardósia, agricultura e pecuária.

Turismo

Os principais pontos turísticos do município são o Memorial Clara Nunes, inaugurado em 2.012; a Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos maiores templos dedicados ao santo no Estado de Minas Gerais, e o Museu da Indústria Têxtil, localizado nas dependências da centenária fábrica de tecidos.

Clara Nunes

Em agosto de 2.006 a Prefeitura Municipal de Caetanópolis lançou o 1º Festival Cultural Clara Nunes, com o objetivo de desenvolver a cultura no município e região, bem como resgatar a obra fonográfica da cantora. O Festival Cultural Clara Nunes faz parte dos eventos culturais da cidade e todo ano é realizado no mês de agosto, mês de nascimento de Clara Nunes. Em 4 de agosto de 2.007, na abertura do 2º Festival Cultural Clara Nunes, a Prefeitura Municipal de Caetanópolis inaugurou a Casa de Cultura Clara Nunes, onde havia sido o cinema da cidade e onde Clara se apresentou pela primeira vez. Administrada pela Secretaria Municipal de Cultura, é o local onde se realizam oficinas de dança, música, pintura e teatro, oferecidas gratuitamente à população.

Em agosto de 2.012 foi inaugurado na cidade o Memorial Clara Nunes, que abriga um rico acervo com mais de 7.000 peças, catalogadas por uma equipe de historiadores da Universidade Federal de São João del Rei e do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete - CEL-CL. Os objetos foram cuidadosamente guardados pela irmã mais velha e madrinha da cantora, Maria Gonçalves da Silva, conhecida como dona Mariquita. Muitos deles foram doados pelo marido de Clara, Paulo César Pinheiro: fotografias, matérias de jornais e revistas, documentos pessoais, discos de ouro, santos, colares, vestidos, sapatos, bolsas, objetos de decoração. O Memorial é administrado pelo Instituto Clara Nunes - ICN, fundado em 19 de maio de 2.005, estabelecido na Rua Fernando Lima, 250, Centro. Há também a Creche Clara Nunes e o Artesanato Ponto de Luz, que produz tapetes, cuja venda ajuda na manutenção da Creche.

O Museu Têxtil Décio Mascarenhas, mantido pela Cedro (uma das pioneiras da indústria têxtil brasileira), funciona desde 1983 com um acervo de mais de 1.000 peças. É o mais completo museu têxtil do país.

Referência para estudantes, historiadores, estudiosos e empresários do setor, além da comunidade local, o espaço recebe aproximadamente 1.500 visitantes por ano, cumprindo o papel de preservar e perpetuar a história da indústria têxtil nacional.

Festas e eventos

  • Festival Cultural Clara Nunes - 1a. quinzena de agosto
  • Encontro Folclórico de Folias de Reis e Pastorinhas
  • Festa de N. Sra. das Graças - 26 de novembro
  • Festa de Santo Antônio - Centro - 13 de Junho
  • Feira de Arte, artesanato e comidas típicas - todos os domingos
  • Folia de Reis, Congada e Pastorinhas
  • Carnaval de rua
  • Festa de São Sebastião - Bairro Cedrolândia - 20 de Janeiro
  • Festa de São Vicente de Paulo - Centro - 3º final de semana de Maio
  • Festa de N. Sra. Aparecida - Bairro das Acácias - 12 de Outubro
  • Festa de São Francisco - Bairro Mangueiras - 4 de Outubro
  • Festa de São Judas Tadeu - Bairro Santo Antônio - 28 de Outubro
  • Festa da Imaculada Conceição (Igreja Matriz) - 8 de Dezembro
RECEBA NOTÍCIAS DA CÂMARA POR E-MAIL
Endereço:
Rua Coronel José Jorge Mascarenhas, nº 18, bairro Centro - Caetanópolis/MG - CEP: 35.770-000
Contato:
(31) 3714-6354 ou 3714-6371
E-mail de Atendimento: contato@caetanopolis.mg.leg.br
Horário de Funcionamento: 09:00 às 12:00 | 13:00 às 16:00 hrs (segunda a sexta)